Imagem capa - Sofia, a menina do sorriso ESPECIAL!! por Maria Evangelista
Newborn

Sofia, a menina do sorriso ESPECIAL!!

Olá!


Hoje vou partilhar convosco a história de uma família diferente e com um final feliz!

Apresento-vos a Princesa Sofia!!



 

O primeiro contacto que tive com os pais da Sofia aconteceu através do Instagram. 

O Ricardo enviou-me uma mensagem no dia 1 de Janeiro de 2019. Nela explicou que me tinha começado a seguir, após ter sido recomendado pelo seu primo, que é meu cliente, e que adoravam o meu trabalho.

Contou-me também que ele e a esposa Cristina iam ser papás de uma menina, a Sofia, e queriam saber informações sobre as sessões de Recém-nascido e gostavam muito de registar os momentos mágicos que são os primeiro dias de uma bebé. 

Acordámos todos os pormenores e a sessão ficou pré-reservada para 8 dias da data prevista do parto.



Duas semanas antes da data da sessão, recebi uma mensagem do Ricardo a dizer que a sua bebé Sofia já tinha nascido e que era uma menina muito especial, nascida com suspeita de ter SÍNDROME DE DOWN. Obviamente que isso não interferia em nada no AMOR que sentiam pela filha acabada de nascer. 

Li a mensagem com surpresa, não só pela notícia como pelo exemplo incrível de positividade, amor e maturidade que aquele casal estava a demonstrar perante um desafio que nem sempre é fácil. Não me envergonho de dizer que ainda hoje me emociono pela forma exemplar como encararam a situação e demonstraram que a Sofia, fosse qual fosse a sua circunstância, nunca iria sofrer de falta de AMOR. 

Ainda sem os conhecer pessoalmente eu já sentia um orgulho imenso por poder fazer parte de um momento especial na vida desta família que tanto admiro e agradeci a Deus por colocar pessoas assim na minha vida. 

Confesso que estava um pouco nervosa na semana da sessão. Nunca tinha tido uma experiência desta natureza. Além disso, não sabia se o Ricardo e a Cristina já tinham confirmação sobre o diagnóstico ou sequer se estariam à vontade de falar do assunto ou não, enfim, era um assunto muito delicado, trabalhar com casais que tiveram filhos recentemente é sempre uma grande responsabilidade, mas neste caso eu senti que era ainda maior.




O grande dia chegou. A sessão tinha sido marcada, como habitualmente faço, para as 10:30 da manhã, pois essa hora permite aos pais, que chegam de todas as partes do país, uma viagem tranquila até ao meu estúdio nas Caldas da Rainha.

Eu estou sempre no estúdio 1 hora antes, para o preparar e poder receber os clientes, mas tinha ido comprar alguns acessórios que queria incluir na sessão, e quando cheguei, o  Ricardo e a Cristina já lá estavam com a sua querida princesa Sofia!

E o que vi? 

Um casal super simpático, bonito, descontraído, uma menina linda e feliz a mamar no colo da mãe, um pai muito atencioso com mãe e filha para que nada lhes faltasse, super babado, era o retrato de uma família feliz! 

Foi aí que me senti a relaxar um pouco, a minha intuição disse-me, Maria, vai correr tudo bem :)




Eles pareceram também super relaxados e à vontade comigo, o que me dá sempre prazer, afinal de contas, o meu estúdio é a casa dos meus clientes e é assim que eu quero que se sintam quando me visitam, completamente à vontade.

Enquanto falávamos pude observar o quão felizes eles estavam por ter a sua preciosa filha com eles e registrar aqueles momentos preciosos. Nada na sua postura indicava preocupação pela situação que me tinham confidenciado, receio, dúvidas… nada. Apenas via AMOR e FELICIDADE. 

Nesse momento, eu tive a certeza de que não tinham sido o Ricardo e a Cristina a escolherem a Sofia como sua filha, mas a Sofia a escolhê-los como seus PAIS! 

Eu acredito que os desafios na vida são entregues às pessoas que tem a capacidade de os enfrentar e, neste caso, não tenho a menor dúvida que foi isso que aconteceu. 

Nessa altura, eles ainda não tinham tido a confirmação sobre o diagnóstico de SÍNDROME DE DOWN, mas contaram-me que nunca, durante a gravidez, houve qualquer suspeita de que isso pudesse acontecer. A única certeza que tínhamos naquela altura era que a Sofia tinha os olhos mais rasgados, o que lhe dava um ar ainda mais amoroso e, com certeza, aumentava ainda mais o amor que os pais sentiam por ela.




Entretanto, chegou a hora de fotografar a Sofia. 

E, que posso dizer? Ela foi um ANJO, dormiu a sessão toda, deixou fazer todas as poses, sorriu e sorriu e sorriu, que sessão maravilhosa!! 

Hoje, os pais já me confirmaram que a Sofia tem SÍNDROME de DOWN. Temos mantido contacto e enviam fotos para eu ver como ela está grande, linda e feliz. 

A felicidade na família é total, pois a Sofia é a filha que sempre desejaram e terá sempre todo o AMOR que lhe podem dar, independentemente de qualquer diferença que ela possa ter. 

Vai ser difícil? Com certeza que será, em alguns momentos. Mas isso é inevitável, a vida coloca-nos perante dificuldades e a chave para uma vida feliz está na forma como as encaramos e superamos.


Não podia deixar de partilhar este momento que vivi enquanto faço o que mais amo, que é fotografar, porque acredito que ele nos ensina muito sobre aquilo que é mais importante neste mundo onde, muitas vezes, nos deixamos levar por cinismo e onde os valores estão muitas vezes deturpados, no fundo a única coisa que importa é o AMOR.

Para mim foi um prazer conhecer esta família e ter o privilégio de a fotografar. Aprendemos sempre com as pessoas que cruzam o nosso caminho e hoje sou uma pessoa mais rica por ter tido esta experiência. 

Obrigado, meus queridos Ricardo e Cristina, desejo-vos toda a força e felicidade do mundo e que, em breve, tenhamos outra manhã maravilhosa a captar mais uns sorrisos lindos da maravilhosa Sofia.

A todas as famílias que passem por uma situação semelhante, desejo a mesma força e felicidade.

Se gostou desta história, partilhe-a. O mundo precisa de mais histórias assim, sem conflitos, com Amor, onde o único final possível, é a felicidade. <3 

Um beijo grande.

Maria Evangelista

Podem ver a galeria de fotos no site!